Televendas: (11) 2424-7654
Bem vindo a Concha Y Toro. Entre com o seu
Bem vindo a Concha Y Toro. Entre com o seu
Bem vindo a Concha Y Toro. Entre com o seu

RSE

 

(Responsabilidade Social Empresarial)

 

A Viña Concha y Toro caracteriza-se pela integração da sustentabilidade na sua visão corporativa conjugando uniformemente as dimensões econômica, ambiental e social do negócio.

 

Ao longo da sua história a empresa tem buscado a harmonia com o ambiente, o uso racional dos recursos naturais e o cuidado do meio ambiente desde o vinhedo até o produto final. Da mesma forma, foi colocada como principal prioridade o desenvolvimento, a promoção e o bem-estar das pessoas, promovendo uma relação construtiva com as comunidades vizinhas.

 

Da mesma forma, a companhia enquadra a sua Política de Responsabilidade Social (RSE) na busca de um compromisso sólido com as comunidades nas quais está presente através das suas operações e como agente gerador de empregos na ampla zona geográfica da indústria vinícola. Através dela, a empresa busca criar valor para a sociedade e o ambiente em que opera, e por isto a estratégia volta seus esforços e canaliza as suas colaborações para projetos que contribuam a isto.

 

Cada uma das empresas filiais do grupo compartilha esta mesma visão, aplicando de forma independente projetos e políticas que garantam esta orientação.

 

Em 2013 a Concha y Toro e as suas filiais obtiveram a certificação do Código Nacional de Sustentabilidade entregue por Vinos de Chile. Ela inclui vinhedos, adegas e plantas de engarrafamento no seu alcance mais amplo, incluindo pessoas, sociedade e meio ambiente. A certificação inclui a Palo Alto, Maycas del Limarí, Viña Maipo e Canepa, quem poderão, da mesma forma que a vinha, exibir um eco etiquetado nas suas garrafas.

 

A Concha y Toro buscou esta certificação de forma voluntária, confirmando assim seu compromisso por atingir os padrões e práticas mais altas na sua gestão ambiental e social.

 

Vide relatório de sustentabilidade

 

Pessoas

Na Viña Concha y Toro trabalham mais de 3.500 pessoas que constituem o motor de desenvolvimento da companhia, compartilham a convicção por um trabalho bem feito e são o capital essencial para manter e aumentar a liderança da empresa no mercado.

 

A companhia manteve uma relação fundada na proximidade e o entendimento das necessidades e demandas realizadas pelas equipes de trabalho. Além, sempre existe uma constante preocupação com a capacitação e o desenvolvimento do pessoal para criar uma empresa baseada na qualidade e na excelência.

 

Compensações: O compromisso com os funcionários e as suas famílias é materializado para além da sua remuneração mensal através de diferentes benefícios que lhes permitem melhorar a sua qualidade de vida. Os funcionários possuem subsídios, vales e presentes em dinheiro entregues em determinadas épocas do ano. Aqueles que trabalham em turnos com baixa circulação de transporte público contam com ônibus para o local de trabalho. Também é entregue vestuário de trabalho para operários, vendedores e pessoal administrativo conforme as características das suas tarefas. Estes benefícios também incluem os seus familiares.

 

Qualidade de Vida: Os Recursos Humanos promovem a qualidade de vida dos seus colaboradores mediante diferentes programas educacionais e de recreação.

 

Capacitação: Através de uma área especialmente dedicada a este aspecto, a companhia promove a capacitação, peça-chave na estratégia de negócio e o motor fundamental da promoção do trabalhador dentro da empresa. Conta-se com o Centro do Conhecimento: uma escola completa de capacitação dentro da Concha y Toro para o desenvolvimento profissional dos seus funcionários.

 

Saúde e Segurança operacional: A Concha y Toro se preocupa com fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis através do seu Departamento de Prevenção de Riscos, tomando medidas para prevenir acidentes ou danos potenciais à saúde dos trabalhadores.

 

Meio Ambiente

Projetos mais importantes:

 

Desde 2007 a Concha y Toro tem realizado medições da sua Pegada de Carbono usando o protocolo “The Greenhosue Gas Protocol: A corporate Accounting and Reporting Standard”. Os resultados são verificados de forma externa e reportados para o Carbon Disclosure Project. O avanço é realizado a cada ano, complementado com a medição da Pegada de Carbono, integrando novas fontes de emissões relevantes.

 

Garrafas Leves: A estimativa da Pegada de Carbono comprovou o impacto causado pelo transporte dos vinhos para os mercados de destino. Por isto que durante 2009 foram implementadas garrafas leves – com menor quantidade de vidro – que diminuem as emissões. O projeto atualmente abrange mais de 92% das garrafas de 750 cc utilizadas pela companhia.

 

Os escritórios no UK, na Suécia, na Finlândia, na Noruega e no Brasil foram se certificando Carbon Neutral. No caso dos últimos 4, estas emissões foram neutralizadas através da Bolsa de Clima de Santiago – SCX.

 

A vinha também desenvolveu produtos carbon neutral, por exemplo, Sunrise de Concha y Toro, mediu a emissão de CO2 gerada durante a produção e distribuição dos seus vinhos, visando compensar. Para isto, comprou bônus de carbono na Central Hidroelétrica Lircay (no Chile), com redução de emissões de 53 mil toneladas de CO2 anuais. Em 2014 foi reforçado o compromisso e Sunrise se converteu em uma marca CO2 neutral globalmente.

 

A Concha y Toro mediu a sua pegada hídrica pela primeira vez em 2010 em parceria com a Fundación Chile e a Water Footprint Network, tornando-se a primeira vinha do mundo em medi-la e uma empresa líder na gestão responsável de água. Resultados mostram que utiliza 25% menos de água que a média ponderada da indústria mundial em produzir uma taça de vinho.

 

Conservação de Bosques: 3.272 de hectares de bosque nativo foram certificadas ante a Conaf para conservá-las. Além, será feito o inventário das mesmas e estratégias de manejo e conservação específicas.

 

Buscando detectar o estoque de carbono contido nos seus vinhedos e bosques nativos, foi realizado o estudo “Medição dos estoques de CO2 nos vinhedos e bosques da Concha y Toro” em conjunto com o Centro da Mudança Global da Pontificia Universidad Católica de Chile. O estudo foi definido como pioneiro no setor.

 

Mediante o projeto “Fornecedores, Sustentabilidade e Pegada de Carbono”, fornecedores são apoiados e acompanhados na medição da sua própria pegada de carbono. Desenvolvimento do Manual para fornecedores no qual são compartilhados valores e princípios sustentáveis da companhia, sistema em que eles são convidados para se aderirem a estes conceitos éticos e boas práticas.

 

Comunidade

A Viña Concha y Toro desenvolve um compromisso sólido com as comunidades nas quais tem estado presente ao longo da sua trajetória. Através delas, a empresa visa criar valor para a sociedade e para o ambiente onde ela opera, e por isso a sua estratégia direciona os esforços e canaliza as colaborações para projetos que contribuam a isto. A sua plataforma considera três áreas de ação privilegiadas, a fim de gerar um impacto positivo real nas comunidades vizinhas.

 

Educação: A Concha y Toro mostrou um forte compromisso com a formação de capital humano, apoiando a educação de jovens de menores recursos mediante a entrega de bolsas de estudos técnicos e universitários com diferentes instituições, (Fundación Eduardo Guilisasti Tagle, Escuela Agrícola Las Garzas, Fundación Juan Pablo II).

 

Relacionamento Comunitário: Através da construção de vínculos fortes e relações de longo prazo com os seus grupos de interesse e com o ambiente, o objetivo é gerar impactos positivos nas comunidades mais próximas mediante iniciativas que melhorem seu acesso a serviços básicos e que possam enriquecer a sua qualidade de vida. Por isto, a companhia busca e patrocina projetos locais. Por exemplo, a vinha e seus funcionários envolveram-se fortemente no projeto de reconstrução posterior ao terremoto de 2010 que afetou o Chile, contribuindo com a construção de 153 moradias em comunidades vizinhas dos vinhedos.

 

Capacitação e Extensão: A Viña Concha y Toro como ator líder da indústria, visa incentivar o desenvolvimento de conhecimentos específicos da mesma através da educação e a investigação, apoiando o intercâmbio. Desta forma, alinhada com a sua estratégia de RSE, busca adotar práticas que permitam a difusão e transferência tecnológica e promover atividades de extensão a fim de que seja uma contribuição para o crescimento do setor vitivinícola, particularmente, de pequenos produtores vinícolas de zonas vulneráveis.

 

Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Você é maior de 18 anos?

CONCHA Y TORO